PESO REAL FAZ SENTIDO (SUR)? A MOEDA DAS AMÉRICAS!

Hoje o mercado acordou com a notícia de que o presidente do Brasil, em sua viagem para a Argentina, comentou sobre a união e a criação de uma moeda única, o Peso Real. Segundo ele, a proposta existe desde 2011 e o Paulo Guedes (Ministro da Economia) teria se interessado recentemente.

No vídeo de hoje a gente vai tentar trocar uma ideia sobre a criação do Peso-real, será que faz sentido ou é uma péssima ideia? E como sempre para entender melhor vamos em busca de exemplos onde isso já aconteceu, na Zona do Euro.

Muita gente pensa que o Euro nasceu da maneira como conhecemos ele hoje, mas na verdade a moeda só entrou em circulação em 1999, é extremamente recente, sendo inclusive mais jovem que o real.

Antes disso, cada país da União Europeia tinha sua própria moeda, e hoje o Euro é utilizado em toda a zona do Euro, a qual é constituída por 19 dos 27 estados-membros da União Europeia.

Quais países usam Euro? Os países que utilizam o Euro como moeda oficial atualmente são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

Como surgiu o Euro?
Na década de 70 a Comunidade Econômica Europeia (CEE) que acabou se transformando na União Europeia, já discutia a ideia de uma moeda única. Vários entusiastas da ideia, entre eles os economistas Fred Arditti, Neil Dowling, Wim Duisenberg, Robert Mundell, Tommaso Padoa-Schioppa e Robert Tollison.

Faziam previsões de como isso melhoraria a qualidade de vida, a livre circulação, as relações comerciais e diplomáticas entre os países. Mas foi em 1992 que esta ideia passou de uma teoria para um tratado celebrado pelos doze países que à data faziam parte da Comunidade Económica Europeia.

O Reino Unido e a Dinamarca optaram por ficar de fora da moeda única. Na teoria os países que aderissem posteriormente à União teriam que aderir à moeda única.

A Suécia aderiu à União em 1995 mas negociou entrar numa fase posterior. Os critérios para adesão à nova moeda única foram estabelecidos pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento de 1997.

O primeiro nome para o sistema de conversão entre as moedas que se uniriam foi o ECU (European Currency Unit em Inglês).

O nome de Euro é atribuído ao Belga German Pirloit que assim o sugeriu a Jacques Santer em 1995. O valor da nova moeda foi ancorado ao do ECU por resolução do Conselho da União Europeia de 31 de dezembro de 1998. Esta entrou em vigor a 1 de janeiro de 1999 em forma não material (transferências, cheques, etc.) e a 1 de janeiro de 2002 em notas e moedas.

Logo tendo o caso da Europa como exemplo vamos falar um pouco mais sobre quais os impactos da criação do peso-real, como ele funcionaria e se realmente faz sentido a criação do peso real para o Brasil ou se isso é uma má ideia.

🧠 Aprenda a investir de verdade em 8 semanas – http://bit.ly/UVPestudo
📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]

00:00 Criar uma moeda única para a América Latina é algo bom?
01:07 Por que o euro é utilizado em vários países?
05:49 Inflação na Alemanha atinge nível mais alto em quase meio século
07:40 A impressão de moeda gera inflação em qualquer país!
08:57 Por quê criar o peso real é perigoso?
12:35 Não acredito que criar o peso real seja uma boa ideia!
13:41 Como aprender a investir na bolsa de valores?

You May Also Like