Como criar a sua primeira carteira de investimentos?

🧠 Aprenda a investir comigo: https://sard.ink/AUVP

A maioria dos investidores iniciantes fica empolgada com a ideia de investir, mas não sabe por onde começar. E isso acaba fazendo muita gente investir do jeito errado e perder dinheiro na Bolsa de Valores. Por isso, no vídeo de hoje, decidi fazer uma coisa diferente. Preparei uma aula bem completa para te ensinar, do zero, como montar uma carteira de investimentos.

Você vai aprender a escolher uma ação na Bolsa de Valores, investir em renda fixa e em renda variável e, principalmente, a diversificar os investimentos. E isso vai fazer toda a diferença na sua jornada de investidor! Você vai entender como aumentar seu patrimônio e ganhar dividendos para, um dia, poder viver de renda.

Montar uma carteira de investimentos segura e lucrativa é algo relativo, porque depende de muitos fatores, como sua renda, seu perfil de risco, seus objetivos e o momento de vida em que você se encontra. Mas, independente disso, algumas dicas básicas acabam valendo para todos.

O primeiro passo

A primeira coisa a fazer é definir os percentuais que você vai ter em cada tipo de ativo. Em geral, você tem as opções de investir em renda fixa (como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, CRIs e CRAs), renda variável (ações e fundos imobiliários), renda variável internacional e criptomoedas. Além disso, é importante deixar uma parte do dinheiro em reserva de valor – como dólar e ouro – para proteger seu patrimônio.

A fatia que cada ativo vai ter na sua carteira vai depender, essencialmente, do seu apetite a riscos. Enquanto investidores mais conservadores priorizam uma parcela maior do patrimônio em renda fixa, os arrojados optam por correr um pouco mais de risco e aumentar a exposição em ativos de renda variável. A regra de ouro é: quanto maior o risco, maior o prêmio!

Diversifique sua carteira de investimentos (método burro)

Seja qual for o seu perfil, para ter sucesso nos investimentos a diversificação é essencial. Isso vai dar à sua carteira uma boa proteção – indispensável no longo prazo – contra as variações do mercado. Assim, vamos supor que determinada carteira tenha 55% em renda fixa, 20% em ações, 20% em fundos imobiliários e 5% em criptomoedas.

Eu chamo de método burro porque o próprio Diagrama me mostra onde investir e em qual percentual. Assim, eu acabo me “protegendo” de mim mesmo, evitando fazer – por pura emoção – algum aporte maluco e no lugar errado.

Como escolher uma ação?

A forma correta de escolher uma ação se assemelha a um grande funil. O investidor deve começar pelo setor, priorizando, sempre, os que são perenes – ou seja, setores considerados essenciais e, portanto, mais seguros. Aqui entram “utilidade pública” (saneamento e energia), “financeiro” (bancos e seguradoras), “consumo não cíclico” (alimentos e bebidas) e “comunicações”.

Em seguida, o investidor passa a analisar e comparar as empresas daquele setor específico, levando em conta os fundamentos de cada uma delas. O ideal é escolher empresas mais sólidas, historicamente lucrativas, com boa gestão e, claro, pelo melhor valor (value investing).

Uma boa aliada, para saber se determinada empresa está barata, pode ser a fórmula utilizada por Benjamin Graham, um dos tutores do megainvestidor Warren Buffett. A fórmula de Graham estipula um teto tanto para a relação preço/lucro (PL) quanto para a relação preço/valor patrimonial (P/VP) da empresa.

Analise os fundamentos!

A análise fundamentalista é essencial para escolher uma ação, seja ela de empresa brasileira ou internacional. E essa mesma lógica pode – e deve – ser aplicada para decidir qual fundo imobiliário comprar e, até, para comparar as criptomoedas e os títulos de renda fixa emitidos por empresas privadas. Decida sempre pelas opções mais sólidas, seguras e relativamente baratas.

E você, já é um investidor “de verdade”? Conta aqui, nos comentários, e não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo, pra gente continuar ensinando mais gente a investir do jeito certo 😁

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]

00:00 Como montar uma carteira diversificada e balanceada
01:08 Porcentagem certa de cada ativo da carteira
02:30 Por que é tão importante diversificar?
08:50 O que é um fundo imobiliário de tijolo?
12:03 Fundos imobiliários são mais seguros do que ações?
14:32 O que são REITs?
15:21 Devo investir em criptomoedas?
16:20 Mais de 50% da carteira em renda fixa?
19:49 O que é o “método burro”?
29:19 Como analisar uma ação e montar uma carteira de ações
54:58 Como analisar um fundo imobiliário
01:06:25 Como montar uma carteira de renda fixa
01:23:38 Aprenda a investir na Bolsa de Valores

You May Also Like