AGORA FERROU! Queda de 3,25% no Ibovespa. O que foi isso??

🧠 Aprenda a investir comigo: https://sard.ink/AUVP

O Ibovespa começou a semana com uma queda considerável. Na tarde desta segunda-feira, o índice caía mais de 3%, o que fez muito investidor ficar preocupado. Mas, afinal, por que o Ibovespa está caindo? O Ibovespa vai cair ainda mais? Tenho que me preocupar quando a bolsa cai?

Vamos responder essas perguntas partindo do contexto das eleições presidenciais. O resultado do primeiro turno agradou o mercado porque os liberais (na economia) acabaram ganhando muito espaço no Senado e, também, na Câmara dos Deputados. Além disso, a diferença entre os dois principais candidatos à Presidência ficou bem mais apertada do que as pesquisas mostravam.

O mercado financeiro é, essencialmente, liberal. Por isso, a Bolsa de Valores subiu depois do primeiro turno das eleições.

Crise na Inglaterra

Apesar da euforia temporária na Bolsa de Valores, alguns fatores externos acabaram assustando os mercados globais. Entre eles, as incertezas na economia americana e a crise política na Inglaterra, que fez a primeira-ministra Liz Truss renunciar ao cargo, apenas 45 dias depois de assumir. Isso tudo, claro, também repercutiu aqui no Brasil.

Apesar disso, tivemos o bom resultado do PIB chinês – do 3º trimestre de 2022 – que veio acima do esperado: 3,9% de alta. Então, se esta notícia poderia acalmar os mercados, por que o Ibovespa caiu?

Notícias negativas fazem a Bolsa cair

Com relação à China, tivemos, como aspectos negativos, o agravamento da crise imobiliária e a manutenção do presidente Xi Jinping no poder, com indicativo de continuidade da política de “Covid Zero”. Mas, a pior notícia veio, mesmo, aqui do Brasil.

No domingo, o ex-deputado Roberto Jefferson teve mais um mandado de prisão expedido pelo STF. Antes de ser levado pela Polícia Federal, ele resistiu à prisão e trocou tiros com policiais. Roberto Jefferson é tido como aliado do presidente Bolsonaro e, por isso, a notícia pode acabar prejudicando a campanha à reeleição. E isso acontece a, apenas, uma semana do segundo turno, num momento em que o presidente crescia nas pesquisas.

Como o mercado já vinha precificando uma possível vitória de Bolsonaro, a prisão de Roberto Jefferson acabou refletindo no Ibovespa e acertou, em cheio, as estatais. Petrobras (PETR4) caiu mais de 8% e Banco do Brasil (BBAS3) caiu mais de 9% hoje, puxando a Bolsa para baixo.

O que acontece com os meus investimentos se o Lula ganhar?

A prisão de Roberto Jefferson pode prejudicar a reeleição do presidente Bolsonaro? Ainda não sabemos. De qualquer forma, eu tenho batido na tecla de que uma eventual vitória de Lula não vai mudar, em absolutamente nada, minha estratégia de investimentos.

As maiores e mais sólidas empresas do país já enfrentaram diversos governos ruins e conseguiram sobreviver – muitas vezes, saindo até mais fortes das crises. E, pessoalmente, eu não acredito que o Brasil vai virar a Venezuela se o Lula ganhar. Na verdade, apenas quem não sabe investir toma decisões com base em noticiário político. Nos investimentos, a emoção é coisa de amador!

Então, fique tranquilo e continue fazendo a coisa certa: aporte, todos os meses, de forma correta, coerente e consciente, sempre pensando no longo prazo. E pare de achar que vai perder dinheiro porque a Bolsa caiu. Renda variável, varia. Ponto final.

Ah, e não esqueça de deixar seu like no vídeo e se inscrever no canal, pra fortalecer a sardinhada do lado de cá 🐟

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]

00:00 Ibovespa em queda!
00:59 Por que as eleições impactam o mercado financeiro?
02:13 O exterior está impactando o Ibovespa?
03:48 Roberto Jefferson e a queda do Ibovespa
05:23 O que fazer com meus investimento?
06:28 Aprenda a investir na Bolsa de Valores

You May Also Like